Cão Selvagem


Lycaon pictus

Comprimento total 105 a 150cm; 30 a 40cm de rabo; altura do dorso 65 a 80cm; 20 a 30Kg de peso.

Pontos de identificação: Manchado de preto, branco e amarelo escuro; corpo esguio; pernas longas e um espesso rabo de ponta branca. Orelhas arredondadas e negras. Focinho negro com uma faixa contínua passando entre os olhos até o topo da cabeça.

Descrição: Inconfundível, similar em tamanho ao cão domêstico Alsatian. Tem as orelhas redondas e negras, pernas compridas e um rabo peludo de ponta branca. Seu corpo é manchado de preto, branco e marrom-amarelado. Focinho negro com uma linha contínua passando pelos olhos e orelhas. Em torno da cabeça é castanho claro.

Distribuição: No sul da áfrica o cão selvagem ocorre permantemente no Kruger National Park mas uma quantidade havia sido introduzida nas reservas de criação em Hluhluwe e Umfolozi em Natal. Em outros países da áfrica meridional ele sobrevive em grandes reservas e áreas inabitadas. Encontram-se em grande número na áfrica fora da floresta equatorial, mas foi vastamente reduzido pelo homem. Provavelmente o maior e mais raro carnívoro da região.

Onde vive: Como é um animal que caça pela sua visão procura lugares abertos. Ele evita florestas fechadas, bosque e áreas com relva muita alta.

Comportamento: É um caçador nato que vive em bandos de 10 a 15 animais embora tenha sido observado grupos maiores e menores. Animal de hábitos diurnos, caçando preferivelmente ao amanhecer e ao entardecer. O ato de caçar é tarefa do grupo que em primero lugar se move lentamente em direção a presa que eles pretendem, aumentando o passo quando a caça começa a se mover para longe. Raramente um membro se destaca do grupo para atingir seu objetivo e a caçada pode continuar por vários quilômetros. Presas pequenas são abatidas imediatamente mas presa grande para ser dominada é mordida e dilacerada até enfraquecer-se e ficar paralisada e subjugada sangrando. Apesar de sua reputação como um temerário assassino, o cão selvagem mata somente o que precisa de imediato. Durante as caçadas ele alcança uma velocidade acima de 50Km/h. Quando filhotes, começam a comer sólidos, os adultos regurgitam carne no covil para os filhotes, tanto para proteger a cria como para os adultos que ficam de guarda ou doentes incapazes de fazerem parte da caça. Cães selvagens não estabelecem territórios mas possuem uma vasta área para morar. No Kruger National Park a média de área utilizada de ocupação foi estimada em 450Km quadrados mas em zonas áridas a área é consideravelmente maior. é uma espécie muito vocal com uma vasta qualidade de latidos. Normalmente, a fêmea solteira fica gravida e só algum tempo depois ela se acasala com o macho dominante.

Alimentação: Os cães selvagens caçam uma grande variedade de mamíferos, variando de tamanho de Steenbok a Buffalo. Eles também pegam roedores, lebres e pássaros. Impala é a mais importante espécie de presa no Kruger National Park, sendo Springbok a área mais importante de Wild Dog Botswanan.

Reprodução: Os filhotes nascem durante a seca, meses de inverno (março a julho) quando o pasto é curto e as condições de caça são melhores. Nascem entre 2 a 10 filhotes após uma gestação de um período de 69 a 73 dias. Os filhotes nascem em uma toca abandonada por outras espécies e nos primeiros 3 meses de vida permanecem próximos ao covil.

Deixe um comentário