Onça Pintada

A onça pintada (Panthera onca ) é o maior felino do continente americano,. No Brasil, habita principalmente a região da bacia amazonica e do pantanal. Muito parecida com o leopardo, a onça pintada, distingui-se deste por possuir um corpo mais forte e robusto, além de uma cauda menor. É um animal solitário, caçando a maior parte de sua vida sem o auxílio de outros da sua espécie.

É um animal ágil e silencioso, caracterizando-se por surpreender a presa no momento da caçada. Geralmente, aproxima-se silenciosamente da presa escolhida, quase sempre um animal mais velho ou machucado, e num salto certeiro, captura a sua vítima.

Além de ser uma excelente caçadora(predadora) é também uma exímia nadadora e pescadora. Segundo uma tradição indígena da Amazônia, a onça pintada utiliza a sua cauda para atrair os peixes para a superfície. Desse modo ao contrário de outros felinos que possuem aversão a água, a onça pintada utiliza-se de rios e lagos para capturar animais, possuindo grande habilidade para caçar peixes e até jacarés. Mais do que isso ela também costuma aproveitar os rios, assim como os lagos, para de refrescar do forte calor que frequentemente faz em seu habitat.

A onça pintada também é uma trepadeira, utilizando muitas vezes os galhos das árvores para descansar como para caçar. Mas devido ao seu peso não consegue atingir os galhos mais altos.
Em seu habitat, a onça pintada é o predador absoluto, estando no ápice da teia alimentar, não existindo portanto outro animal capaz de ameaça-la, a não ser é claro o homem.

A onça é um felino de hábitos noturnos, caçando preferencialmente ao anoitecer ou um pouco antes de amanhecer. Sua visão, ao contrário de seu olfato, é de excelente qualidade garantindo uma boa precisão na hora de localizar e capturar suas presas.

Este felino, de patas curtas e beleza sem igual, pode chegar a pesar 113 quilos sendo considerado o maior mamífero, e portanto o maior felino do Brasil, porém este fabuloso animal encontra sérias dificuldades para sobreviver. Muitos da sua espécie já foram mortos em decorrência do alto valor de sua pele, ou por conflitos com fazendeiros, sobretudo na Bacia Pantaneira. Muitas onças estão tendo o seu território invadido, seja por plantações ou pelo gado e acabam entrando em fazendas, muitas vezes a procura de alimentos.

Se nenhuma providencia for tomada pelas autoridades, seja ela, por exemplo o IBAMA, sem dúvida corremos o risco de termos esta espécie de felinos extinta de nosso território.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: